O MUNICÍPIO DE CABREÚVA

Altitude de Cabreúva: 632 metros.
Altitude Pico da Serra do Japi: 1.300 metros.
APA Cabreúva: 26100 hectares.

Conhecida como cidade da amizade e terra da pinga, a primorosa e bucólica Cabreúva, onde o convívio com a natureza e a história são fortes atrativos, está situada na região sudeste do Estado de São Paulo, a apenas 78 km da capital, numa Área de Proteção Ambiental (APA), em meio a uma paisagem privilegiada que guarda as belezas da Serra da Japi.

No centro do poderoso triângulo econômico "São Paulo - Campinas - Sorocaba", a região está servida pela melhor infraestrutura do Brasil de rodovias (Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco) e aeroportos (Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo, Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas e Aeroporto Comandante Rolim Adolfo Amaro/Jundiaí).

Cabreúva conta com diversas propriedades rurais, além de opções de spas, campings e pesqueiros. O Cruzeiro proporciona uma vista panorâmica privilegiada do centro da cidade e das montanhas.

ORIGEM

O município foi assim nomeado em função da existência em abundância na região da árvore Cabreúva do tipo pardo, utilizada num passado distante como ponte para atravessar os rios, a qual tem seu nome originado na língua dos índios, o tupi-guarani: KABURÉ (CORUJA) + IWA (ÁRVORE) = ÁRVORE DA CORUJA.

Com inspiração nas origens do nome da cidade, a coruja Caboré foi criada em 1995 como a mascote do Hotel Cabreúva Resort, encantando e divertindo, desde então, adultos e crianças.

Cabreúva surgiu no início do século XVIII, quando um membro da família Martins e Ramos, do município de Itu, decidiu-se por procurar um lugar especial para viver. Saiu, então, explorando a margem do rio Tietê, até encontrar um lindíssimo vale encravado entre três grandes serras, que, mais tarde, seriam denominadas Japi, Guaxatuba e Taguá.

Martins se dedicou a cultivar cana-de-açúcar, o que deu início à instalação de engenhos. A partir daí, a fabricação da cachaça ganhou notoriedade na região e além de suas fronteiras. A produção artesanal de cachaça se estabeleceu e prevalece até os dias de hoje, sendo destaque os alambiques Rainha da Praia e Vilela.

SERRA DO JAPI

A Serra do Japi é, certamente, um esplendoroso patrimônio e sua exuberância dispensa grandes explanações. Seu ponto mais alto atinge 1300 metros e sua extensão é de 354 km2, dos quais 78,8 km2 estão em Cabreúva. Em seu cenário, abriga lindas cachoeiras, que proporcionam um relaxante banho em suas águas cristalinas, e uma diversidade incomparável de vida vegetal e animal.

Digno de preservação, o maciço da Serra do Japi foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo) em março de 1983 e declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) Reserva da Biosfera em 1992.

CENTRO DE MEDITAÇÃO KADAMPA BRASIL

Inaugurado no bairro do Jacaré em outubro de 2010, o belíssimo Centro de Meditação Kadampa Brasil - Templo Budista Pela Paz Mundial é o maior da América Latina.

MOSTEIRO SAKYA

Espaço de convívio e de prática do budismo, que possui um centro educacional de formação para monges e propicia a divulgação da meditação e da filosofia budista.

IGREJA MATRIZ

O local é considerado marco histórico. Construída em 1856, foi erguida em homenagem a Santa Nossa Senhora da Piedade, padroeira do município.

OFICINAS DE DOCES TIA MARIA

Localizada no Centro Histórico de Cabreúva, atrai moradores e turistas. Tradicional na região, oferece deliciosa variedade de doces, entre eles, sua famosa cocada assada.

SORVETERIA LAURINI

Preservando tradição de família, oferece variados sorvetes, incluindo os sabores pioneiros do local, como Cassata e Spumoni.

ROTEIROS DOS BANDEIRANTES

Cabreúva está no Roteiro dos Bandeirantes, caminho feito há séculos pelos homens que desbravaram o interior do Estado de São Paulo. A viagem de 180 km, que vai de Santana de Parnaíba até Tietê, engloba oito cidades, as quais são importante referência histórico-cultural para todo o Brasil. No caminho é possível apreciar a bonita paisagem da primeira Estrada Parque do Brasil, que liga Cabreúva a Itu, onde se localizam a Fazenda do Chocolate e a Gruta da Glória. Às margens do rio Tietê, a estrada atravessa uma das últimas regiões remanescentes de Mata Atlântica do interior de São Paulo.

CAMINHO DO SOL

Como a hospitalidade e a receptividade de seu povo são inerentes, a cidade de Cabreúva também faz parte do Caminho do Sol. Percorrido por inúmeros caminhantes e ciclistas desde 2002, foi criado com o objetivo de promover a introspecção e o despojamento material, por meio do contato direto com a natureza e com as raízes culturais e históricas de seu percurso. Trata-se de um roteiro de 241 km por áreas rurais, com início em Santana de Parnaíba e final em Águas de São Pedro.

Galeria de Fotos